Curiosidades

                             
                             Perfil


Nome Completo: Maria Claudia Motta Raia
Nome artistico: Claudia Raia
Data de nascimento: 23 de dezembro de 1966
Local de Nascimento: Campinas - SP
Signo: Capricornio
Mãe: Odete Motta Raia
Pai: Mario Raia
                                                       Curiosidades



Acessórios de cabelo: turbantes, piranhas, flor.


Pecado de gula: a própria gula! Claudia adora comer, é um dos maiores prazeres de sua vida, ela viaja pra comer!

Prato preferido: risoto e frango de padaria.

Sobremesa: não gosta de doces, não foi acostumada a comer guloseimas porque tem muitos diabéticos na família.


O que se arrependeu de ter feito: permanente nos cabelos

Visual inesquecível: “um curto quase masculino que usei em “Torre de babel”, e o cabelo anos 50, de belíssima, um chanel com volume no estilo Sophia Loren”.

Perfume: “uso o mesmo a 20 anos: Beautyful da Esteé Lauder.”


Mania de comprar: óculos e acessórios como bolsas e sapatos.


Roupa que não usaria: saia balonê


Defeitinho: “Impaciência com a incompetência. E fisicamente, não gosto do meu pé. Embora seja bem-feito, é um pé de bailarina. Mas sou louca por pés. Só namora depois que vejo o pezinho do homem.”


Educação dos filhos: “ É difícil educar. É uma sucessão de erros e acertos, mas você não quer errar. Exige muita dedicação. Não da pra ter preguiça, senão você não pode ter filhos.”


Característica de capricórnio que tem: “A persistência, mas tenho o lado social do geminiano (ascendente). Sou muito amiga, muito alegre, popular”.


Reencarnação: “Acredito. Completamente!”


Espiritualidade: “É quando você compreende porque você veio ao mundo e qual é a sua missão. Sou budista.”


Santo de devoção: “ Adoro a Medalha Milagrosa. A santa não pode nem ouvir meu nome mais. Quando falam Claudia Raia, ela já tapa os ouvidos. Agora, estou também apelando para Nossa Senhora Desatadora de Nós e Santa Terezinha”.


Lugar que amou: “ A praça de São Marcos em Veneza, onde fui pedida em casamento.”.


                                                              MEDIDAS:



Altura: 1,80
Peso: 67 kg
Manequim: 38/40
Cintura: 78 cm
Quadris: 107 cm
Sapatos: 39



Seu primeiro trabalho profissional foi aos 10 anos de idade, como manequim do costureiro Clodovil Hernandes. Aos 11 anos fez um tratamento para controlar o excesso de crescimento; aos 13 anos de idade já estava com 1,70 metro de altura, e isto a fazia se considerar "desengonçada"

No início de carreira de bailarina dançou profissionalmente nos Estados Unidos e na Argentina. Aos 13 anos, ganhou uma bolsa para estudar balé em Nova York e ficou lá por 4 anos. Estreou aos 17 anos na televisão brasileira como a personagem Carola, contracenando com o ator Jô Soares no quadro "Vamos Malhar" do programa Viva o Gordo, na Rede Globo.

Aos 15 anos de idade participou da versão brasileira do musical A Chorus Line, fazendo o papel de Sheila, uma personagem dezoito anos mais velha. Em 1984 posou pela primeira vez para a edição brasileira da revista masculina Playboy, ainda com o nome de Maria Cláudia. Posou novamente em 1985 e 1986, já como Cláudia Raia.

Em 1987, fez a feirante Tancinha da novela Sassaricando e depois em 1988, surpreendeu como a presidiária Tonhão, no quadro "As Presidiárias", no programa TV Pirata. O enorme sucesso das personagens lhe garantiu o reconhecimento como atriz.

Em 1984 começou a namorar o humorista Jô Soares. O romance durou dois anos. Casou com o ator e modelo Alexandre Frota em dezembro de 1986 e com ele permaneceu até 1989. Foi casada durante 17 anos com o também ator Edson Celulari, por quem se apaixonou durante as gravações da telenovela Deus nos Acuda, na qual faziam par romântico em 1992. Os dois anunciaram a separação no dia 26 de julho de 2010, de forma amigável.

No inicio do ano de 1997, com 4 anos de casamento, Edson e Cláudia, tiveram o filho Enzo. Cláudia foi convidada para fazer a vampira Mina da novela O Beijo do Vampiro, quando estava grávida pela 2ª vez da filha Sophia.[8] O autor usou a gravidez da atriz e a inseriu na história de sua personagem. Mina daria à luz no capítulo 109, no ar em 30 de dezembro de 2002, uma segunda-feira. Cláudia, então, deixou a trama e teve Sophia no início de 2003. Depois retornou à novela só nos últimos capítulos para finalizar o desfecho da personagem Mina.

Claudia atuou como Donatela Fontini da novela A Favorita, uma mulher que é acusada de um crime que a sua ex-melhor amiga Flora (Patrícia Pillar) cometeu. Foi sua primeira protagonista no horário nobre.[9] Seu sofrimento era tão grande na história que causou comoção nacional.

Em 2010, a atriz participou da novela "Ti Ti Ti" como a madame Jaqueline.

Atualmente interpreta Lívia Marini na novela Salve Jorge como a uma das vilãs da trama, Lívia é uma mulher sofisticada, estilosa e inteligente, acima de qualquer suspeita. O que fica na sombra é a atividade de agenciadora para tráfico de pessoas.