Numa noite dessas, a atriz Claudia Raia sonhou que estava dentro de uma caixa que viajava pelo Brasil afora, enquanto passeavam diante dela retalhos de temas caros ao universo feminino.
A atriz acordou achando que aquele devaneio noturno dava pano pra manga e correu atrás de quem pudesse transformá-lo em texto. Coube a Marcelo Saback e a Luis Fernando Veríssimo a missão de assinar, respectivamente, texto e argumento daquele que viria a ser mais um musical da carreira de Claudia Raia, uma das precursoras do gênero no Brasil.
Dividindo o palco com um elenco formado por 11 atoresbailarinos – entre eles, Marcus Tumura e Ruben Gabira, que fazem participação especial –, Claudia dá vida à pacata Helô.
“É uma dona de casa que vive um casamento morno, quase falido e encontra o diabo num sonho. Ele, então, começa a criticar a vidinha que ela leva e passa a desafiá-la, até que ela vai se transformando aos poucos”, conta a atriz, durante entrevista por telefone, na última sexta-feira, pouco antes de estrear em Brasília.
Popularização - 'Pernas por Ar' também já passou por capitais como São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro, carregando a bandeira da popularização do gênero. Em algumas cidades, foi possível promover sessões gratuitas para o público. Em outras, como Salvador, a produção conseguiu garantir uma reserva de 10% da bilheteria a preços populares.
“Esses ingressos ficam a R$ 40, o que possibilita que as pessoas paguem R$ 20 se tiverem meia-entrada. Para um musical, é um valor simbólico”, calcula a atriz. Não dá para duvidar, se levarmos em conta a estrutura que o espetáculo movimenta.
Duas carretas transportam as três toneladas de equipamentos necessários à montagem do cenário, operação que envolve 150 profissionais. A parafernália inclui 12 supercomputadores que trabalham simultaneamente ao longo de uma hora e meia de espetáculo.
Volumetria - É graças a essas 12 maquininhas que o público pode conferir o efeito provocado pelas projeções volumétricas, um dos trunfos de Pernas pro Ar. “O cenário é uma grande tela”, resume Claudia Raia, que interage em cena com imagens em 3D.
Para colocar o recurso a serviço da dramaturgia, revela a atriz, a equipe ficou “quase louca”. “Tivemos de testar muito para encontrar as cores ideais para as roupas, por exemplo. Foi um ano com todo mundo trabalhando junto 10 horas por dia”, recorda.
Além de profissionais com vasta experiência no ramo, a maratona também contou com um certo marinheiro de primeira viagem. É Cacá Carvalho quem assina a direção do musical, é sua primeira vez numa carreira toda dedicada ao teatro experimental.
“Ele trouxe uma maior qualidade de interpretação e também aprendeu muito. Teve uma troca muito saudável, que aparece no palco de forma inusitada”, empolga-se Claudia Raia, que, além de dançar, também trata de soltar a voz.
Fôlego - Para dar conta da dobradinha, a rotina da moça inclui aulas diárias de balé e um curioso treinamento que a obriga a correr cantando. “É para o fôlego”, justifica.
Junto com o estudo, a estratégia ajuda Claudia Raia a ficar mais feliz com sua voz. “Me sinto mais confortável, se é que alguém pode se sentir confortável cantando”, brinca.
Ao lado de sete músicos que executam a trilha ao vivo, a protagonista entoa versões assinadas por Bibi Ferreira, Sylvia Massari, Zé Rodrix, Marconi Araújo e Claudio Botelho.
Depois de Salvador, o musical segue em turnê até julho. Em maio, a maratona passa a dividir espaço com mais um projeto de Claudia Raia, que começa a gravar o remake da novela 'Ti-Ti-Ti' .
Evento: Espetáculo 'Pernas Pro Ar'
Dia/Hora: Dias 18, 19 e 20 de março, às 21h.
Ingresso: R$ 120 e R$ 60 (filas A a P), R$ 80 e R$ 40 (Q a Z) e R$ 40 e R$ 20 (Z7 a Z11)
Local: Teatro Castro Alves – Pç. Dois de Julho, s/n, Campo Grande
Informações: (71) 3117-4899
Fonte: A tarde Online
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