"Ela domina a cena, seja no estudio fotográfico, seja no set de TV ou cinema. E vem com tudo, tipo "cheguei mesmo". Tambem pudera: uma mulher de 1,80m tem que ser exuberante. Tudo nela é grande, inclusive e principalmente, o talento e a beleza. Corpo escultural, pele perfeita, sorriso lindo e largo, Claudia Raia é extrovertida, alegre e brincalhona!"
Maria Cláudia Motta Raia nasceu em Campinas, no dia 23 de dezembro de 1966. É uma atriz, dançarina e cantora brasileira.
Em 1987, fez a feirante Tancinha da novela Sassaricando e depois em 1988, surpreendeu como a presidiária seu Tonhão, no quadro "As Presidiárias", no programa TV Pirata. O enorme sucesso das personagens lhe garantiu o reconhecimento como atriz.
Em 1984 começou a namorar o humorista Jô Soares. O romance durou dois anos. Casou com ator e modelo Alexandre Frota em dezembro de 1986 e com ele permaneceu até 1989.
Foi casada durante 17 anos com o também ator Edson Celulari, por quem se apaixonou durante as gravações da telenovela Deus nos Acuda, na qual faziam par romântico em 1992. Os dois anunciaram a separação no dia 26 de julho de 2010, de forma amigável. Eles tiveram dois filhos: Enzo e Sophia.
No inicio do ano de 1997, Edson e Cláudia, já com 4 anos de cadaos tiveram Enzo. Cláudia foi convidada para fazer a vampira Mina da novela O beijo do Vampiro, quando estava grávida pela 2ª vez. O autor usou a gravidez da atriz e a inseriu na história de sua personagem. Mina daria à luz no capítulo 109, no ar em 30 de dezembro de 2002, uma segunda-feira. Cláudia, então, deixou a trama e teve Sophia no início de 2003. Depois retornou à novela só nos últimos para finalizar o desfecho da personagem Mina.
Claudia Raia atuou como Donatela Fontini da novela A Favorita, uma mulher que é acusada de um crime que sua ex-melhor amiga Flora ( Patricia Pillar) cometeu. Seu sofrimento era tão grande na história que causou comoção nacional. Sua ultima personagem foi como a madame Jaqueline no remake de Ti Ti Ti.Atualmente, a atriz se prepara para o seu novo musical Cabaret!